DIGA NÃO A HOMOFOBIA!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Conferência LGBT elege delegados para representar a região em evento estadual


Com a presença da prefeita em exercício de Cabo Frio, Delma Jardim, e da secretária municipal de Promoção Social, Olivia Sá, aconteceu, neste fim de semana, na Universidade Veiga de Almeida, a II Conferência Regional LGBT da Baixada Litorânea, evento organizado pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Na solenidade, foram eleitos os delegados que participarão da II Conferencia Estadual LGBT, acontecerá entre os dias 22, 23 e 24 de Outubro e, em seguida, da II Conferência Nacional LGBT, convocada através de Decreto da Presidenta Dilma para os dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro, em Brasília.

A Rede LGBT, presidida por Claudio Lemos (também presidente da ONG Cabo Free), foi a entidade que enviou maior número de representantes ao evento (pouco mais de 60% de todo o público participante) e, por isso, foi a que teve maior representação entre os delegados regionais eleitos. Mas, para que a chapa fosse o mais democrática possível, os diretores da ONG cederam espaço para outros grupos como o recém criado Lilás, e aqueles que tiveram pouca adesão das bases, como o Iguais, que só enviou três representantes para a Conferência. Também compuseram a chapa de delegados representantes do Poder Público. O resultado final ficou assim: Esther Silveira (Rede LGBT), Cláudio Lemos (Rede LGBT), Rafael Menezes (Cabo Free), Raquel Oliveira (Arraial Free), PH de Araujo (Cores da Vida), Vitor Jotha (Aldeia Diversidade), Tathiana Vidal (Iguais) e Kátia Campello (Lilás), além da secretária de Promoção Social de Cabo Frio, Olivia Sá, a Coordenadora de Políticas para a Mulher, Tereza Tenan, o advogado Luis Vidal, da Coordenadoria da Juventude de Arraial do Cabo, e a presidente da Associação de Pais e Amigos de LGBTs, Fátima Silveira.

- Ficou claro para os governos Municipal e Estadual, bem como para a comunidade, quem são as lideranças com poder de mobilização da região e quem faz politicagem de porta de gabinete. Quem é ONG de fato e quem é ING. A verdade é que, no final, todos se esforçam para realizar um bom trabalho, e a Conferência consagrou a unidade na ação dos grupos aliados ao Cabo Free, e ao companheiro Cláudio Lemos. Todos nós, de Rio das Ostras à Saquarema, devemos muito ao esforço e dedicação dele à frente da Rede LGBT. Saímos vitoriosos e com muito orgulho de nossas bases - declarou a Presidente do Arraial Free e Diretora da Rede LGBT, Esther Silveira.

Em seu discurso de abertura da Conferência, Delma Jardim deixou claro que, em sua gestão, “o governo estará sempre atento às demandas da Comunidade LGBT”. Já a secretária Olívia Sá reafirmou o compromisso com o Governo do Estado para a implantação do Centro de Referência LGBT, previsto no Programa Estadual “Rio sem Homofobia”, e voltou a anunciar a criação de uma Coordenadoria LGBT na Prefeitura Municipal. A cantora Jane Di Castro também marcou presença no evento. Ela cantou o Hino Nacional para uma plateia predominantemente jovem, mas compromissada e centrada nos objetivos da Conferência.

Após a solenidade de abertura, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do Governo Estadual, Cláudio Nascimento, apresentou um dossiê com dados e informações sobre os atendimentos do Disk Cidadania LGBT, serviço que presta orientação gratuita à população LGBT através do número 0800 0234567, e listou futuras ações a serem implementadas pelo Governo do Estado, entre elas a abertura de Edital de apoio às organizações que combatem a homofobia. À tarde, a plenária foi dividida em três grupos de trabalho, que discutiram e aprovaram propostas em diferentes áreas como cultura, turismo, saúde, direitos humanos e segurança pública. A plenária aprovou, ainda, uma Moção de Repúdio à Câmara Municipal de Arraial do Cabo, que legitimou, por unanimidade, um Projeto de Lei criando o Dia do Orgulho Hétero.



Discurso unificado e novos eventos



A II Conferência Regional LGBT da Baixada Litorânea foi marcada pelo discurso unificado dos grupos representados como Cabo Free, Cores da Vida, Aldeia Diversidade, Arraial Free, Iguais e Lilás. O presidente da Rede LGBT do Interior Fluminense, Claudio Lemos, destacou as ações e o compromisso do grupo, criado em 2009, e que desde então vem capacitando, orientando e dando visibilidade não só às entidades da Região dos Lagos, mas a todos os grupos do interior do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a Conferência, Cláudio agradeceu, emocionado, aos membros do Núcleo Jovem do grupo Cabo Free, que conseguiram mais de quatro mil assinaturas, colhidas durante a Parada LGBT de Cabo Frio, em apoio a um projeto do grupo. Também anunciou a realização de mais uma Oficina para Lideranças, entre os dias 01 e 02 de Outubro, em Arraial do Cabo, com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e da Prefeitura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário